ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM GESTÃO


 Leia a reportagem a seguir:

 

SINAES 08 de Março de 2017

Inep divulga Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2015

Disponível em http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv

 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2015 durante Coletiva de Imprensa na sede da autarquia, em Brasília, na manhã desta quarta-feira, 8. Os dados foram apresentados pela presidente do Inep, Maria Inês Fini, e revelam, em uma escala de 1 a 5, qual é a avaliação dos cursos de graduação e as Instituições de Educação Superior (IES) brasileiros. Os indicadores, por curso e IES, estão disponíveis para consulta no portal do Inep e no sistema E-MEC.

Como podemos perceber, o Enade compreende um importante sistema de avaliação do ensino superior pois além de avaliar a qualidade da formação que o aluno obteve durante a graduação também permite medir o nível dos profissionais que são disponibilizados no mercado.

Sobre a PENALIDADE gerada para um aluno inscrito que não realiza a prova do ENADE marque a alternativa correta.


O aluno inscrito que não realizar a prova não poderá receber o seu diploma, enquanto não regularizar a sua situação junto ao ENADE, haja vista ser o ENADE componente curricular obrigatório.


O aluno inscrito que não realizar a prova poderá receber o seu diploma, embora configure como irregular até que a segunda chamada seja deferida.


O aluno inscrito que não realizar a prova e tiver sido beneficiado com bolsa PROEM é obrigado a devolver o dinheiro recebido e não mais poderá disfrutar de outro programa educacional.


O aluno inscrito que não realizar a prova poderá receber o seu diploma embora não possa exercer sua profissão até que seja regularizada sua situação junto ao INEP


O aluno inscrito que não realizar a prova terá seu título de eleitor cancelado e não poderá submeter-se a concurso público num prazo de 5 anos subsequente a colação de grau.

Segundo o Art. 5º da LEI No 10.861, DE 14 DE ABRIL DE 2004 a avaliação do desempenho dos estudantes dos cursos de graduação será realizada mediante aplicação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE. Sobre esta temática analise as informações a seguir:

 

  1. A periodicidade máxima de aplicação do ENADE aos estudantes de cada curso de graduação será trienal.
  2. A aplicação do ENADE será acompanhada de instrumento destinado a levantar o perfil dos estudantes, relevante para a compreensão de seus resultados.
  3. O ENADE é componente curricular facultativo dos cursos de graduação, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente a sua situação regular com relação a essa obrigação, atestada pela sua efetiva participação ou, quando for o caso, dispensa oficial pelo Ministério da Educação, na forma estabelecida em regulamento.

 

Marque a alternativa correta:


Apenas as afirmações I e III estão corretas.


Apenas a afirmação I está correta.


Apenas as afirmações I e II estão corretas.


Apenas as afirmações II e III estão corretas.


Todas as informações estão corretas.

Leia a questão a seguir

O desenvolvimento organizacional emerge na década de 60 em decorrência da necessidade de muitas organizações fazerem frente às mudanças ambientais, cada vez mais heterogêneas. A partir das demandas que surgiam incessantemente, estudiosos como Richard Beckhard,  arren Bennis, Edgar Schein, entre outros, desenvolveram teorias, técnicas, métodos com o propósito de ajudar as organizações a passarem pelos desafios emergentes do mundo contemporâneo e a encontrarem o equilíbrio.

A partir dessas afirmações avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

  1. As propostas de mudanças na esfera pública na contemporaneidade devem privilegiar a lógica da prestação de serviços, e não a lógica burocrática, em vista de que a organização pública existe para prestar serviços à sociedade.

POR ISSO

  1. O Desenvolvimento Organizacional surge como uma resposta da organização às mudanças,  abrangendo o sistema global da organização e a modificação planejada, com o propósito de aumentar a eficiência e eficácia.

 

A respeito dessas asserções, a resposta assinalada como correta foi:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Marque abaixo a que tipo de questão objetiva refere-se o exemplo acima.

 


resposta múltipla.


asserção e razão.


lacuna.


foco negativo.


associação.

A questão abaixo esteve presente no ENADE de 2015 que avaliou os cursos da área de gestão.

 

Assim como o break, o grafite é uma forma de apropriação da cidade. Os muros cinzentos e sujos das cidades são cobertos por uma explosão de cores, personagens, linhas, traços, texturas e mensagens diferentes. O sujo e o monótono dão lugar ao colorido, à criatividade e ao protesto. No entretanto, a arte de grafitar foi, por muito tempo, durante combatida, pois era vista como ato de vandalismo e crime contra o patrimônio público ou privado, sofrendo, por causa disso, forte repressão policial. Hoje, essa situação encontra-se bastante amenizada, pois o grafite conseguiu legitimidade como arte e, como tal, tem sido reconhecido tanto por governantes quanto por proprietários de imóveis.

SOUZA, M.L.; RODRIGUES, G.B. Planejamento urbano e ativismo social. São Paulo: Unesp, 2004 (adaptado).

 

Considerando a figura acima e a temática abordada no texto, avalie as afirmações a seguir:

I. O grafite pode ser considerado uma manifestação artística pautada pelo engajamento social, porque promove a sensibilização da população por meio não só de gravuras e grandes imagens, mas também de letras e mensagens de luta e resistência.

II. Durante muito tempo, o grafite foi marginalizado como arte, por ser uma manifestação associada a grupos minoritários.

III. Cada vez mais reconhecido como ação de mudança social nas cidades, o grafite humaniza a paisagem urbana ao transformá-la.

É correto o que se afirma em:

  •  II, apenas
  • III, apenas
  • I e II, apenas
  • I e III, apenas
  • I, II e III

 

Após analisar a questão, marque a alternativa correta.


A figura ilustrativa da questão não compõe o texto base.


A questão proposta possui texto base, enunciado e alternativas.


Trata-se de uma questão de múltipla escolha do tipo asserção e razão.


A questão proposta possui enunciado e alternativas mas não contém texto base.


Trata-se de uma questão dissertativa pelo alto grau de complexidade.

Na semana 3 da disciplina Estudos Interdisciplinares em Gestão, a professora Kátia aborda na videoaula dicas fundamentais para você compreender como são as questões objetivas e discursivas do Enade. Com relação às partes de uma questão objetiva, relacione a primeira coluna de acordo com a segunda para que os conceitos sejam empregados corretamente.

( 1 ) Enunciado

( 2 ) Alternativas

( 3 ) Texto base

 

(__) Instrução clara e objetiva da tarefa a ser realizada pelo estudante pela qual se define o nível de habilidade cognitiva requerida e que será avaliada. Pode ser uma pergunta, pode ser frase a ser completada ou respondida pelas alternativas.

(__) São as possibilidades de respostas: o gabarito (a única alternativa correta) e os distratores (alternativas incorretas).

(__) Constitui-se da situação problemática que é a motivação da questão.

 

Assinale a sequência correta 


3-1-2


1-3-2


3-2-1


2-3-1


1-2-3

Conforme o próprio nome indica, questões objetivas de múltipla-escolha são aquelas que já trazem enunciadas as possibilidades de resposta entre as quais o aluno escolhe a única que responde corretamente ao problema proposto. Deve-se entender que uma questão objetiva não diz respeito somente ao tipo de resposta que solicita. É objetiva pelo enunciado direto, limpo e o mais claro e preciso. É objetiva pela organização, pela forma como o problema é contextualizado e apresentado para a análise do aluno.

Sobre este tipo de questão, analise as informações a seguir:

I- Questões objetivas de múltipla escolha, geralmente, são utilizadas para a avaliação de conhecimentos nos níveis conceituais e factuais.

II- Habilidades complexas como análise crítica, produção de idéias, planejamento de estratégias, avaliação de situações e procedimentos para tomar decisões não podem ser avaliadas por questões de múltipla escolha, pois sua elaboração é menos complexa.

III- A escolha do tipo de questão a ser formulada depende da natureza do conteúdo, da complexidade da habilidade e do nível de competência que serão avaliados.

 

Marque a alternativa correta.


Todas as informações estão corretas.


Apenas as informações I e III estão corretas.


Apenas a informação III está correta.


Apenas as informações II e III estão corretas.


Apenas as informações I e II estão corretas.

Veja a questão abaixo presente no ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) do ano de 2015. Você perceberá que se trata de um tema geral que demanda conhecimento de mundo e preparação acadêmica

 

 

As taxas de emprego para mulheres são afetadas diretamente por ciclos econômicos e por políticas de governo que contemplam a inclusão das mulheres no mercado de trabalho. O gráfico a seguir apresenta variações das taxas percentuais de emprego para mulheres em alguns países, no período de 2000 a 2011.

 

Com base neste gráfico, conclui-se que, de 2000 a 2011, a taxa de emprego para mulheres:

 

manteve-se constante na Itália.

manteve-se crescente na França e no Japão.

atingiu, na Grã-Bretanha, seu valor máximo em 2011.

aumentou mais na Alemanha que nos demais países pesquisados.

manteve-se superior a 60% no Canadá, na Alemanha e nos Estados Unidos.

 

Com base na videoaula assistida “Orientações sobre como responder questões objetivas”, assinale a alternativa correta.

 


A questão acima trata-se de uma opção discursiva pois o aluno deve explicar e solucionar problemas apresentados aplicando o que aprendeu em situações novas.


A questão acima possui os três elementos presentes nas questões padrão ENADE, quais sejam: TEXTO BASE, composto de um parágrafo e um gráfico, ENUNCIADO e ALTERNATIVAS.


A questão acima trata-se de um tipo de atividade denominada asserção-razão constituída de duas proposições ligadas pela palavra PORQUE, em que a segunda é razão ou justificativa da primeira.


A questão acima possui um texto base e alternativas mas não contém enunciado. Sendo assim o aluno não precisa relacionar o texto com o gráfico.


A questão acima não apresenta texto base e sim um gráfico que retrata a taxa de emprego entre as mulheres.

Páginas: 123